sexta-feira, 25 de julho de 2008

Gantz





Nota: As imagens serão formatadas de outra forma posteriormente, pedimos desculpa pelo incomodo.


Gantz

Autor: Oku Hiroya

Género: Ficção Científica, Acção, Thriller Psicológico, Drama

Onde Ler: http://www.onemanga.com/Gantz/



Recensão Crítica:


Indivíduos os quais deveriam estar a experimentar a morte vêm-se transferidos para um pequeno apartamento. Apesar das suas vidas terem acabado Gantz, uma misteriosa esfera negra, dá-lhes uma segunda oportunidade.
Dispondo das suas vidas, entrega-os a uma realidade alternativa à Tóquio moderna na qual terão de cumprir os seus propósitos e mostrar se realmente têm o que é preciso para sobreviver.

Gantz é fascinante e apelativo de diversas formas, a abordagem existente combina diversos géneros e apela a sensibilidades variadas. Consequentemente tem a atenção de um público abrangente. O autor conseguiu que as diversas facetas da Manga se complementassem e, mais importante, se exacerbassem mutuamente.

O enredo é original e bem construído. Baseia-se na interacção entre as especificidades das personagens e a nova realidade na qual estão inseridas. Apesar da natureza dos acontecimentos se manter substancialmente velada, a exploração das diversas existências presentes no estranho mundo de Gantz mantém o leitor ansioso por virar a página.

Cada um dos personagens centrais acrescenta algo de novo ao colectivo e à essência da permanente luta pela sobrevivência que testemunhamos. Esta não tem só forma física, mas também psicológica. Aliás, há alturas em que a primeira está puramente dependente da segunda. Daí a diferenciação e caracterização ser um ponto central para o sucesso da série.

Graficamente o autor não se restringiu, temos cenários ricos, personagens com um traço bem conseguido e uma explanação artística das cenas torna ainda mais patente o seu significado. Não há censura, quer em termos sexuais ou na violência, a criatividade do autor é exposta de forma visceral. É, assim, potenciada a natureza da própria série e o imergir do leitor na mesma.

Sem comentários: